JULHO AMARELO Campanha Mundial da Prevenção de Hepatites Virais
#altaconsideração #emaltaDe acordo com o Ministério da Saúde, a hepatite é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, e se manifesta por meio da inflamação do fígado.
Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.
Portanto, correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.
Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.
Os exames para Hepatite B e C estão disponíveis na rotina das unidades de saúde da família, informe-se na unidade de saúde mais próxima.
Se ame, se cuide e Previna-se!