20 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Uma campanha sobre a importância da prevenção e tratamento
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a dependência em drogas lícitas e ilícitas como uma doença e estudos têm demonstrado que o consumo dessas substâncias vem aumentando no Brasil e no mundo, principalmente no contexto da pandemia de Covid-19.
O consumo dessas substâncias está associado à uma falsa sensação de bem-estar por meio de uma fuga da realidade. Que além de não resolver nossos problemas, cria outros!
O que podemos fazer?
Prevenir
Evite a primeira experiência em relação ao uso de drogas. Se possível, reforce para si mesmo ou quem está nessa situação o quanto é bom para sua saúde não se viciar e os impactos negativos que o consumo dessas substancias pode causar.
No caso do álcool, por exemplo, é importante se educar para que o consumo não se torne frequente e nocivo, gerando a dependência.
Tratar
O primeiro passo é reconhecer o abuso das substâncias químicas e aceitar a necessidade urgente de parar o consumo. A dependência química é uma doença crônica que precisa de tratamento constante. Não tem cura, mas tem controle!
O tratamento é individualizado, portanto, busque ajuda de bons profissionais como médicos e psicólogos. Eles podem apoiá-lo(a) neste momento desafiador.
Prevenir ainda é o melhor remédio. Se precisar, busque ajuda!
Cuide-se!
Fontes:OMS