Dezembro Vermelho: Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis
O movimento Dezembro Vermelho objetiva, conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.
Geralmente, o termo “sexo seguro” é associado ao uso exclusivo de preservativos. Por mais que essa seja uma estratégia fundamental a ser sempre estimulada, possui limitações. Assim, outras medidas de prevenção são importantes e complementares para uma prática sexual segura, como as apresentadas a seguir:
– Usar preservativos; – Imunizar-se para hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e HPV; – Discutir com a parceria sobre a testagem para HIV e outras ISTs; – Testar-se regularmente para HIV e outras ISTs; – Tratar todas as pessoas vivendo com HIV; – Realizar exame preventivo de câncer de colo do útero (colpocitologia oncótica); – Realizar Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), quando indicado; – Realizar Profilaxia Pós-Exposição (PEP), quando indicado; – Conhecer e ter acesso à anticoncepção e concepção.